DeSOUSA Cuvée UMAMI Millésimé 2009

Em 1985, Umami foi formalmente aceite como o quinto sabor pela comunidade científica, e pode ser usado para caracterizar os alimentos que produzem um perfil de sabor agradavelmente salgado e terreno.
O termo foi cunhado pela primeira vez pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, no início do século XX, para descrever alimentos ricos em glutamato, como o molho de soja (miso), cogumelos (shiitake) e queijos envelhecidos, produzindo sensações como a salivação e o poder de estimular a garganta e o céu-da-boca.
Comentário de prova:
- Aspeto:
De cor dourado, bolha fina de reservada quantidade.
Aroma intenso e cativante. Primeiro de mel e caramelo depois com notas subtis de torrado, expressões de maturidade característicos dos Cuvée, obtidos pelo envelhecimento em barricas de madeira e repouso em garrafa durante 3 anos com poignetage.
- Nariz:
O Chardonnay (60%) revela toda a sua finura e elegância, com notas de maçã, pêra e frutas cítricas, reforçado com aromas de cera de abelha, tocando fragâncias iodado e um toque de incenso, misturando-se com frutos vermelhos (cereja, groselha e framboesa) devido á presença do Pinot Noir (40%).
Umami começa com aromas de mel e caramelo antes de surpreender com notas subtis dum brinde de maçã, pêra, frutas cítricas e frutos vermelhos.
- Paladar:
Com uma densidade rara na abertura, sublinha uma mineralidade vibrante, uma assinatura das videiras velhas (com mais de 50 anos) de baixo rendimento, tendo sido escolhidas as uvas dos Grand Crus de Avize para o Chardonnay; Ay e Ambonnay para o Pinot Noir.
Presença marcante, radiante, com uma de-salinidade deliciouse reforçada pela adição de vinhos base vinificados em barricas de carvalho de 225 L, leveduras indígenas e envelhecimento com bâtonnages.
Comprimento impressionante no palato (damascos e biscuit secas caramelizadas).
Enérgico e dinâmico, com personalidade real.
Com este restrito Cuvée Zoémie DeSousa UMAMI, Grand Cru, ExtraBrut, Millésime 2009 (6.660 garrafas e 1.181 Magnum), o enólogo Erick de Sousa, foi capaz de interpretar a safra de 2009 como apropriada para a ilustração do “quinto sabor Umami” no Japão, oferecendo-nos uma inesquecível viagem sensorial.

Ideal para acompanhar refeições gourmet como, Langoustines au Kari Gosse, por exemplo.

Emballage original e sóbria.