DeSOUSA Cuvée des CAUDALIES Millésimé 2008

La Maison DeSousa produz uma especialidade de Champagnes vinificados em barricas de carvalho de 225 l. Esta especialidade é composta por vintages Caudalies. Na safra de 2002, o vinho De Caudalies é obtido pela primeira vez a partir da junção das castas Chardonnay de Avize (50%) e de Pinot Noir d'Aÿ (50%). Atualmente só a casta Chardonnay é usada. As uvas são provenientes de vinhas velhas com idade superior a 50 anos, vinhas de baixo rendimento que oferecem estilo que o tornam num vinho concentrado e poderoso.
- Aspeto:
Dourado sol, bolhas muito finas de lágrima generosa.
- Nariz:
Começa com um panorama aromático pródigo, criativo e espirituoso, rico em prazeres inesquecíveis e emoções que não têm fim.
Harmoniosamente entrelaçados surgem aromas de canela e mel, notas de pão de gengibre e brioche (pão francês com alto teor de manteiga e ovo), expressões de maturidade do vinho reforçada pela madeira delicada obtida a partir da vinificação e envelhecimento de vinhos base em barricas de carvalho.
Delicado aroma de flores brancas, maçã, pêssego, damasco e avelã, tocando assinatura Chardonnay, uvas Champagne exclusivas, manualmente colhidas em plena maturação, revelado pela intervenção do fermento natural local a partir da fermentação alcoólica do vinho base.
- Boca:
Puro ataque, com uma mineralidade vibrante a iodo, característico do terreno de giz e vinhas com mais de 50 anos profundamente enraizadas.
Final marcante, profunda e sensual, devido á agitação normal praticada durante o envelhecimento em barril e poignetage durante o longo período de envelhecimento em garrafa (6 anos).
Comprimento excecional na boca. É um vinho amplo e redondo que se desenrola. A nota a madeira ocorre com elegância óbvia, você pode distinguir claramente notas a baunilha, caramelo e mel, e um pouco mais para trás aromas de frutos amarelos e suculentos, dando lugar a sabores de frutos como o limão, grapefruit e até mesmo um pouco de alcaçuz mentolado.
Um champanhe complexo, gourmet, com grande final.
Com o Cuvée des Caudalies, Grand Cru, Millésimé 2006, Brut, o enólogo Erick De Sousa foi capaz de produzir um champanhe de grande qualidade, capaz de nos oferecer uma interpretação memorável dos grandes vinhos da Côte des Blancs (Avize, Oger, Le Mesnil sur Oger e Cramant).
Sirva-o em refeições gourmet para acompanhar um bouquetière de noix de Saint-Jacques, por exemplo.
A qualidade destes champanhes promete-lhe uma boa guarda.